“Jovem” de 105 anos bate recorde ao pedalar 23 KM em 1 hora

Robert Marchand estabeleceu o recorde mundial em ciclismo aos 105 anos. O incrível é que os pesquisadores descobriram que o francês está aumentando os níveis de aptidão, à medida que envelhece.

Marchand, ciclista amador, fez história no mês passado, estabelecendo o recorde mundial ao pedalar um pouco mais de 14 milhas, cerca de 23 quilômetros, em 1 hora.

No entanto, ele ficou aquém de seu próprio recorde anterior de 16,73 milhas, 25 quilômetros que ele havia conquista em 2014, aos 102 anos de idade.

De acordo com um novo estudo de sua fisiologia, o ciclista está realmente aumentando seus níveis de aptidão à medida que envelhece.

E seus segredos são bastante simples.

Marchand não se exercitava regularmente durante a maior parte de sua vida durante seus trabalhos como caminhoneiro, jardineiro, bombeiro e lenhador.

Foi quando ele se aposentou aos 67 anos que começou a andar de bicicleta quase todos os dias da semana, seja em uma pista coberta, ou nas estradas.

Antes era difícil imaginarmos fazer exercícios intensos na velhice.

Veronique Billat, professora de ciência do exercício na Universidade de Evry-Val d’Essonne, na França, descobriu que se os atletas mais velhos se exercitassem intensamente, poderiam aumentar o VO2 max, que é a medida da capacidade de oxigenação para atividades físicas.

Estilo de vida também pode desempenhar este fator.

Billat disse ao New York Times que Marchand tem os ingredientes para estas conquistas depois dos 100 anos: ele é “muito otimista” e “sociável” e tem muitos amigos.

SHARE